3ª Série do Ensino Médio

Turmas 231 e 232

Bem-vindo!

Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!

Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.

Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…

Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆

Aula 1

Avaliação Diagnóstica – Início do Estudo da Primeira República:
Ano passado, nós terminamos nosso ano letivo a partir da leitura da HQ As Barbas do Imperador. Agora, vamos focar em outra obra, a HQ A Triste República, da mesma autora e do mesmo ilustrador da anterior. O que temos de diferente é o nosso tema histórico: a Primeira República. Nesta aula, eu inicio nosso tema. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o período da Primeira República no Brasil, identificando suas concepções espontâneas sobre o fim do Império e as transformações políticas e sociais desse novo regime, para, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, construir coletivamente o conhecimento científico sobre o Brasil republicano. Esta abordagem se relaciona com os códigos da Base Curricular Gaúcha EM13CHS103, EM13CHS601 e EM13CHS602, que orientam a elaboração de argumentos sobre processos históricos, a análise das demandas políticas e sociais de grupos marginalizados e o estudo das práticas autoritárias e democráticas na sociedade brasileira.

Aula 2

Avaliação Diagnóstica – Início do Estudo da Primeira República:
Ano passado, nós terminamos nosso ano letivo a partir da leitura da HQ As Barbas do Imperador. Agora, vamos focar em outra obra, a HQ A Triste República, da mesma autora e do mesmo ilustrador da anterior. O que temos de diferente é o nosso tema histórico: a Primeira República. Nesta aula, eu inicio nosso tema. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o período da Primeira República no Brasil, identificando suas concepções espontâneas sobre o fim do Império e as transformações políticas e sociais desse novo regime, para, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, construir coletivamente o conhecimento científico sobre o Brasil republicano. Esta abordagem se relaciona com os códigos da Base Curricular Gaúcha EM13CHS103, EM13CHS601 e EM13CHS602, que orientam a elaboração de argumentos sobre processos históricos, a análise das demandas políticas e sociais de grupos marginalizados e o estudo das práticas autoritárias e democráticas na sociedade brasileira.