Aula Expositiva e Leitura Crítica: O Golpe Militar de 1964, Negacionismos e Pós-Verdades
Nesta aula, foi realizada uma exposição dialogada sobre o Golpe Militar de 1964, com foco na análise crítica dos discursos negacionistas e nas estratégias de construção de pós-verdades utilizadas por setores da direita brasileira para reescrever ou distorcer os fatos históricos do período. A atividade incluiu a leitura e interpretação de trechos de textos revisionistas, como Verdade Sufocada, de Carlos Alberto Brilhante Ustra, e 1964 – O Brasil nos arquivos secretos do serviço comunista, cotejando-os com documentos históricos e produções acadêmicas que reconhecem o golpe como uma ruptura autoritária no regime democrático. O objetivo da aula foi desenvolver nos estudantes a capacidade de identificar discursos ideológicos, avaliar fontes e refletir sobre a disputa de narrativas na história recente do Brasil. Em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, a aula buscou desvelar as contradições entre memória e história, verdade histórica e manipulação ideológica. Esta abordagem se articula aos códigos da Base Curricular Gaúcha EM13CHS103, EM13CHS602 e EM13CHS503, que orientam a análise crítica de processos históricos com base em evidências, o reconhecimento das práticas autoritárias na política brasileira e a identificação das formas de violência simbólica e manipulação discursiva na sociedade contemporânea.