Turmas 61, 62, 63 e 64
Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!
Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.
Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…
Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆
Avaliação Diagnóstica – O que é História? Nesta aula, eu vou falar um pouquinho sobre o que é esta ciência maravilhosa e como podemos conversar com os passados, começando com a nossa Pré-História. A atividade tem o objetivo de investigar as concepções prévias dos estudantes sobre História como ciência e suas interpretações sobre o passado humano, identificando os saberes espontâneos como ponto de partida para a apropriação do conhecimento histórico sistematizado, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica. Esta abordagem se relaciona com os códigos da BNCC EF06HI01, EF06HI02 e EF06HI03, que orientam a compreensão do tempo histórico, das formas de vida e das fontes utilizadas para conhecer o passado.
O Surgimento do Ser Humano. Nesta aula, eu vou falar um pouquinho sobre como nós seres humanos nos originamos sob a perspectiva da ciência História. Será desenhado uma Árvore Genealógica Humana no quadro, onde vou mostrar as espécies humanas, explicando posteriormente o nosso surgimento.
Os Períodos da Pré-História e as Migrações Humanas. Aqui, nós vamos analisar as diferenças entre o Nomadismo e o Sedentarismo a partir de exercícios, assim como faremos uma atividade baseada nas migrações humanas e as rotas de chegada ao Brasil.
Prova Suprema
A partir dos slides em anexo, responda, numa folha do seu caderno, as questões presentes na Apresentação. A atividade consiste em entender onde se originou o ser humano, quais as suas principais rotas migratórias, além de compreender o que é o tal “elo perdido” a partir da Gameplay do jogo Ancestors. Por fim, analisaremos o jogo Far Cry Primal para entendermos as principais características dos períodos da Pré-História.
A Mesopotâmia
Analisar a região onde surgiram as primeiras cidades da humanidade. Perceber qual povo foi o primeiro a se sedentarizar e criar a base cultural que perdurará por muitos séculos na região. Entender a motivação por trás do surgimento das cidades assim como observar os principais aspectos culturais desenvolvidos pelo povo sumério, como a forma de vida, a escrita, a religião, etc…
Questões sobre a Mesopotâmia (use o livro didático)
1 – Leia a página 53 e responda;
( ) Um país entre os rios Tigre e Eufrates
( ) Um povo que fez as primeiras cidades
( ) País onde hoje é o Egito
( ) Uma região entre os rios Tigre e Eufrates
2 – Nas páginas 54 e 55, temos textos que falam da criação de animais e da agricultura na Mesopotâmia. A partir disso, me diga o que eles produziam para se alimentar.
3 – O livro não diz na página 57 o porquê do surgimento das primeiras cidades, porém, eu digo, eles surgiram devido a necessidade de cultuar os deuses, por isso, as cidades sumérias tinham o nome dos seus deuses (Uruk e Ur vem da deusa Unug, por exemplo). Por que estas cidades ficaram conhecidas como cidades-estados?
4 – Os Sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Lendo a página 58, qual era a função de um Zigurate?
5 – Foi na Mesopotâmia que surgiu uma das primeiras escritas da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. Me diga a partir da leitura da página 60;
Introdução ao Egito Antigo
Produção textual explicando as origens do Egito antigo, desde a sedentarização dos primeiros povos e a importância do rio Nilo neste processo. Também reconhecemos que a partir de 3200 a.C. uma disputa entre os reinos do alto e baixo Egito permitiram a formação do Império Antigo.
O Antigo Império
Reconhecemos neste momento, a mitologia egípcia relacionando com o processo de mumificação dos faraós e também a necessidade de construção das pirâmides.
O Médio e o Novo Império
Entender os processos de dominação no Egito e as mudanças de poder do Médio para o Novo Império, compreendendo as diferenças entre esses períodos de poder. Analisar o papel da religião neste processo.
Aplicação de Prova
Prova sem consulta sobre o Egito e a Mesopotâmia.
Turma 61 – 06/05
Turma 62 – 09/05
Turma 63 – 06/05
Turma 64 – 30/04