Ocorreu na Escola Estadual Técnica São João Batista a primeira edição da Feira de História e Jogos. Organizada pelo professor João Henrique e a turma 222/2023 da trilha de humanidades, a feira contou com a presença dos estudantes do turno da tarde. O objetivo da Feira era promover as atividades críticas da turma 222/2023 com relação a sua percepção sobre os jogos nos quais convivem em seu cotidiano.
A pesquisa aborda diversos aspectos históricos e ficcionais relacionados a diferentes tipos de apocalipses. Inicia-se com a peste bubônica, destacando sua origem, sintomas, impacto na sociedade medieval e representações da época. Em seguida, menciona o impacto apocalíptico sobre povos indígenas, focando na perspectiva Ianomami. Posteriormente, explora ameaças de fim de mundo contemporâneas, como a inteligência artificial, guerra nuclear, aquecimento global e pandemias. Finalmente, apresenta o jogo “The Last of Us”, que retrata um apocalipse causado por um fungo, discutindo a temática política e social abordada na narrativa.
O estudo explora a maneira como o jogo “League of Legends” (LoL) aborda as questões de marginalização e desigualdade que são relevantes na sociedade contemporânea. Ele examina como o jogo retrata esses temas complexos, oferecendo exemplos concretos e narrativas que refletem as dinâmicas sociais reais. O objetivo principal é promover uma análise crítica dessas questões por meio do LoL, utilizando-o como uma ferramenta para compreender e refletir sobre as complexidades da realidade social. Ao fazer isso, o estudo busca não apenas entender como essas questões são representadas no jogo, mas também como podem ser contextualizadas e discutidas em um contexto mais amplo.
A pesquisa “Pensando o Futuro a Partir da Prática do Jogo Detroit: Become Human”, aborda a reflexão sobre o futuro e nossas ações a partir da análise do jogo Detroit: Become Human. O estudo busca compreender como o jogo aborda questões futurísticas e as escolhas que influenciam o rumo do enredo, além de refletir sobre os impactos das tecnologias emergentes na sociedade. O trabalho destaca a importância de pensar criticamente sobre o papel da tecnologia e suas implicações no futuro, explorando as possíveis consequências das decisões humanas no contexto apresentado pelo jogo.
A pesquisa “Red Dead Redemption 2: Uma Reflexão sobre o Racismo” explora as representações e temáticas relacionadas ao racismo presentes no jogo Red Dead Redemption 2. O estudo busca analisar como o jogo aborda questões de desigualdade racial, tanto no contexto histórico do Velho Oeste quanto na contemporaneidade. Ao investigar personagens, eventos e diálogos do jogo, a pesquisa busca compreender como o tema do racismo é retratado e como isso se relaciona com a sociedade atual. Além disso, o trabalho procura contextualizar o racismo no jogo dentro de um quadro teórico mais amplo, utilizando conceitos sociológicos e históricos para embasar suas análises.
Este trabalho investiga a influência do protagonismo feminino no empoderamento das mulheres e na representatividade de gênero na indústria de jogos. O estudo busca compreender como a presença de personagens femininas como protagonistas influencia a identificação e o envolvimento das mulheres com os jogos, bem como seu impacto na diversidade da indústria. Além disso, a pesquisa explora as representações das mulheres nos jogos, abordando a questão da sexualização e destacando a evolução das mulheres como jogadoras e desenvolvedoras, oferecendo um olhar crítico sobre as disparidades de gênero no cenário dos jogos.
O “Ascensão dos Deuses” é um Role Playing Game (RPG) onde os jogadores assumem o papel de personagens em uma pólis (cidade-estado) da antiguidade, cada um com sua classe, profissão ou trabalho, e a cidade onde vivem. Esses elementos influenciam os bônus e habilidades dos personagens ao longo da história. O gênero dos personagens também desempenha um papel importante, refletindo as diferenças de direitos e papéis entre homens e mulheres na sociedade antiga. Uma adição interessante é a Terra das Amazonas, uma terra fictícia baseada em lendas e em Scitara, habitada exclusivamente por mulheres fortes e inteligentes, criada para diversificar as opções de jogabilidade para personagens femininos. O jogo utiliza dados, principalmente um de 20 faces, para realizar ações e usar habilidades, enquanto outros dados são usados para calcular danos de armas ou cura de itens. Itens como armas, armaduras e comida têm diferentes efeitos e condições de uso, adicionando complexidade e estratégia ao jogo.
A pesquisa “Construindo uma civilização através do jogo Survival Simulator” abordou a experiência de criar uma civilização dentro do jogo, analisando sua aplicabilidade como objeto de reflexão sobre o conceito de civilização. O estudo explorou diferentes perspectivas teóricas sobre civilização, destacando autores como Norbert Elias, Fernand Braudel, Roger Chartier, Adam Ferguson e Marcel Mauss. A partir da prática do jogo, os participantes relataram suas experiências, mostrando como as tarefas de sobrevivência, como caça, construção e coleta de recursos, foram distribuídas entre os membros da “civilização” criada no jogo. Concluiu-se que a construção de uma civilização é complexa e depende de vários fatores, como a estrutura social, os recursos disponíveis e as interações entre os membros. Além disso, foram feitas sugestões para melhorias no jogo, como a inclusão de mais elementos de sobrevivência e interação.