6º ano do Ensino Fundamental

Turmas 61, 62, 63 e 64

Bem-vindo!

Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!

Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.

Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…

Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆

Aula 1

Avaliação Diagnóstica – O que é História? Nesta aula, eu vou falar um pouquinho sobre o que é esta ciência maravilhosa e como podemos conversar com os passados, começando com a nossa Pré-História. A atividade tem o objetivo de investigar as concepções prévias dos estudantes sobre História como ciência e suas interpretações sobre o passado humano, identificando os saberes espontâneos como ponto de partida para a apropriação do conhecimento histórico sistematizado, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica. Esta abordagem se relaciona com os códigos da BNCC EF06HI01, EF06HI02 e EF06HI03, que orientam a compreensão do tempo histórico, das formas de vida e das fontes utilizadas para conhecer o passado.

Aula 2

O Surgimento do Ser Humano.  Nesta aula, eu vou falar um pouquinho sobre como nós seres humanos nos originamos sob a perspectiva da ciência História. Será desenhado uma Árvore Genealógica Humana no quadro, onde vou mostrar as espécies humanas, explicando posteriormente o nosso surgimento.

Aula 3

Os Períodos da Pré-História e as Migrações Humanas.  Aqui, nós vamos analisar as diferenças entre o Nomadismo e o Sedentarismo a partir de exercícios, assim como faremos uma atividade baseada nas migrações humanas e as rotas de chegada ao Brasil.