Construtor de álbum de figurinhas

Veja como construí um Álbum de História da África. Você vai acompanhar o passo a passo da minha experiência na construção do álbum.

Junto com a Turma 74/2022 da EMEF José Pedro Steigleder, desenvolveu-se este Álbum sobre a História da África. Desta forma, adaptei uma metodologia com os alunos divididos em grupos de 4 componentes, com cada grupo responsável por uma área do Álbum. O programa para construção do álbum foi o Canva. As narrações para as necessárias descrições de áudio ainda estão em construção.

1º Passo

Montei num arquivo separado, as páginas da capa, contracapa e suas respectivas páginas internas. Nestas páginas, os alunos fizeram a montagem do Álbum em conjunto no Laboratório de Informática, ou seja, TODOS, decidiram pelo design desta capa do álbum. A partir deste modelo, você poderá criar uma cópia e utilizá-la na sua turma.

2º Passo

Dividi a turma em grupos com (4 componentes) cada. A partir daí, cada grupo ficou responsável por um tema específico do Álbum. Nesta experiência de construção do Álbum da África, nós dividimos em períodos distintos.

  1. Geografia da África

  2. A Pré-História

  3. África do Nilo

  4. África do Sudão Ocidental

  5. Os reinos do Congo e Angola

  6. Os reinos da Costa da Mina (Iorubás, Hauçás, Jejes e o Reino de Daomé)

  7. Os Zulus e a política Imperialista dos europeus.

Aqui, você poderá ver que os alunos construíram o álbum internamente, colocando textos sobre os temas e planejando a colagem da figurinha. A construção do Layout interno foi auxiliada pelo professor.

3º Passo

Após a construção da parte interna do Álbum, os estudantes puderam elaborar as suas figurinhas. Cada grupo possuía um grupo de 10 figurinhas, onde colocariam os números e editariam as imagens, procurando sempre colocar imagens sem restrição autoral. Neste momento, criei um arquivo específico para cada grupo montar as suas figurinhas em separado. Neste link, deixo um modelo para você poder duplicar e utilizar na construção do álbum.

4º Passo

Após a montagem das figurinhas pelos grupos, eu acabei revisando todo o processo, utilizando como momento de avaliação da produção dos alunos. A partir desta revisão, pude transferir as figurinhas para um arquivo único, onde poderia salvar posteriormente em PDF, imprimindo e fazendo o grupo colar as mesmas em seus respectivos álbuns.

FINAL

Eu salvei as páginas do Álbum em PDF e imprimi elas num papel Couche A4. Para as figurinhas, utilizei um papel fotográfico autoadesivo.