Construtor de jogo de cartas - Linha do tempo

Acesse o passo a passo de construção de um jogo de cartas de Linha do tempo. Neste exemplo, vou mostrar a minha experiência na construção do jogo Ìgbà.

Inspirado nas mecânicas de jogos de Linha do tempo, como as existentes nos jogos Timeline, distribuído pela Galápagos. Criei uma experiência de construção de cartas baseado na História da África. A minha experiência ocorreu na turma 73 da EMEF José Pedro Steigleder.

A ideia era construir um baralho cuja composição seria de 60 cartas, com cada grupo responsável pela construção de 10 cartas em um período histórico africano. Desta maneira, dividi os grupos em 6 com 4-5 componentes em cada.

1ª Fase

Escolha do grupo e divisão por temáticas. Dividi os grupos através destas temáticas propostas;

  1. Pré-História

  2. Egito e Núbia

  3. Reinos do Sudão Ocidental

  4. Congo e Angola

  5. Iorubás, Fons, Jejes e Hauçás

  6. Imperialismo na África do Sul

2ª Fase

Os alunos pesquisaram através do seu Livro didático, os principais acontecimentos e suas datas respectivas. Cada evento histórico tinha uma pequena descrição e uma data aproximada. Tipo, a Fundação de Tombuctu (ano 1100).

3ª Fase

Após a pesquisa ter sido concluída, os alunos foram ao laboratório de informática, onde construíram, a partir do Canva, as cartas do jogo. Dividi os modelos de cartas por grupo, sendo que cada arquivo tinha 10 cartas. Deixarei um modelo para você utilizar na sua atividade.

4ª Fase

Após o término da construção das cartas, cujas imagens nós procuramos buscar apenas as com direitos de uso livre, eu revisei os trabalhos, corrigindo como avaliação, e inseri as cartas num arquivo de word, desta forma pude ajustá-las para a impressão. As cartas possuem frente com data e verso sem data, recomendo a dobra da carta no meio ao invés do recorte de ambos os lados. Deixo o arquivo em anexo, recomendo que utilizem a opção de substituir imagem. No total, foram 55 cartas.

5ª Fase

Após a impressão das cartas, fizemos o recorte na sala de aula, e inserimos as cartas num  – Sleeve Mini Chimeuro (43,5 x 67,5) – desta maneira, podemos imprimir em folha A4 ofício e com alta durabilidade. O custo do Sleeve é de 11 reais por 100 unidades.

6ª Fase

Cartas impressas e organizadas, passamos a nos preocupar com o nome do jogo. Desta forma, buscamos através de línguas africanas a inspiração do nome. Após observarmos dicionários de línguas africanas, escolhemos a expressão Ìgbà, cujos significados tem relação com o espaço de tempo. Utilizamos a inspiração da temática africana para construirmos a caixinha do jogo, com modelo disponível e ajustado para o tamanho das cartinhas. Recomendo uma gramatura de papel mais grossa para a impressão da caixa, eu utilizei folha A4 do tipo desenho.

7ª Fase

Após o jogo terminado, repliquei o jogo por 5 baralhos, o custo foi de 22 reais no total (meu custo foram os sleeves, já que a impressão pode ser feita na escola). A partir daí pude dividir a turma em 5 grupos e iniciei uma competição, onde o vencedor de cada grupo iria para a final. As regras e o jogo completo estão postados no link abaixo.