1ª Série do Ensino Médio

Turmas 211, 212 e 213

Bem-vindo!

Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!

Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.

Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…

Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆

Aula 1

Avaliação Diagnóstica – O que é História? Nesta aula, eu vou falar um pouquinho sobre o que é esta ciência maravilhosa e como podemos conversar com os passados, começando com a nossa Pré-História. A atividade tem o objetivo de investigar as concepções prévias dos estudantes sobre História como ciência e suas interpretações sobre o passado humano, identificando os saberes espontâneos como ponto de partida para a apropriação do conhecimento histórico sistematizado, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica. Esta abordagem se relaciona com os códigos da BNCC EM13CHS101, EM13CHS102 e EM13CHS103, que orientam a análise dos processos de produção do saber histórico, das fontes e das interpretações sobre o passado.

Aula 2

Avaliação Diagnóstica – Migrações Humanas, Cultura e Trabalho na Pré-História

Nós já compreendemos o que é a História, então, agora, vamos definir nosso primeiro problema histórico: como viemos parar aqui? Ao analisar as migrações humanas, em especial do Homo sapiens, entenderemos suas formas de cultura e organização social desde os primórdios (por volta de 300 mil anos atrás) até o desenvolvimento do trabalho, quando os seres humanos transformaram sua relação com a natureza, produzindo seus próprios meios de sobrevivência. Esse é um momento especial para abordarmos o Nomadismo, o Sedentarismo e a relação da propriedade com a posição social da mulher. A atividade busca diagnosticar as concepções prévias dos estudantes sobre as origens da humanidade, os modos de vida e as transformações sociais, orientando, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, a apropriação do conhecimento científico sobre a formação das sociedades humanas e o desenvolvimento do trabalho. A proposta articula-se aos códigos (EM13CHS101), (EM13CHS102), (EM13CHS103), (EM13CHS203) e (EM13CHSA211RS), que orientam a compreensão dos processos históricos, das territorialidades e das narrativas sobre o passado.

Aula 3

Avaliação Diagnóstica – A Pré-História do Brasil: Migrações, Cultura e Trabalho

A leitura e a análise crítica são fundamentais para compreender a Pré-História do Brasil, suas migrações humanas e formas de organização social. Por meio do estudo das teorias sobre a chegada dos primeiros habitantes, da cultura material encontrada nos Sambaquis e das primeiras práticas agrícolas, os estudantes poderão refletir sobre os modos de vida dos grupos humanos e suas relações com o meio ambiente, interpretando fontes históricas e relacionando as transformações sociais com a estrutura do trabalho e a construção da identidade dos povos originários. Além disso, ao responder questões baseadas na leitura, os alunos poderão articular conceitos como Nomadismo, Sedentarismo e hierarquia social, promovendo uma abordagem crítica sobre o impacto da propriedade e das divisões de gênero. A proposta articula-se aos códigos (EM13CHS101), (EM13CHS102), (EM13CHS104), (EM13CHS203) e (EM13CHSA211RS), que orientam a análise de fontes, a contextualização de processos históricos e a valorização da diversidade cultural.

Aula 4

Atividade Avaliativa – Povos Sambaquieiros: Cultura, Organização e Cotidiano

A experiência prática é essencial para compreender os modos de vida dos povos sambaquieiros, sua organização social e sua relação com o meio ambiente. A partir da vivência proporcionada pelo jogo Sambaquis – Uma História antes do Brasil, os estudantes poderão refletir sobre o cotidiano desses grupos humanos, suas estratégias de sobrevivência e sua visão de mundo, identificando os elementos da cultura material deixados nos sambaquis e compreendendo sua importância arqueológica. Por meio da exploração do jogo, os alunos analisarão aspectos como a coleta de recursos, a organização social do grupo, a construção dos sambaquis e os rituais funerários, relacionando essas práticas à identidade dos povos que habitaram o litoral brasileiro há milhares de anos. Além disso, ao responder questões sobre suas decisões no jogo e as dificuldades encontradas, os estudantes desenvolverão a capacidade de interpretar fontes históricas digitais, contextualizar processos históricos a partir da arqueologia e avaliar criticamente as condições ambientais que influenciaram o modo de vida desses grupos. A proposta articula-se aos códigos (EM13CHS101), (EM13CHS102), (EM13CHS103), (EM13CHS203) e (EM13CHSA211RS), que orientam a análise de fontes históricas, a formulação de hipóteses sobre processos sociais e a valorização da diversidade cultural dos povos originários do Brasil.

Aula 5

Mesopotâmia: A Formação das Primeiras Cidades e a Escrita

A compreensão da formação das primeiras cidades mesopotâmicas e do surgimento da escrita é fundamental para entender o desenvolvimento da organização social, econômica e política das civilizações antigas. A partir do estudo da Mesopotâmia, berço da civilização, os estudantes poderão refletir sobre a transição do Nomadismo para o Sedentarismo, o papel da irrigação na agricultura, a hierarquização social e a criação de instituições como templos e palácios, além da invenção da escrita cuneiforme e sua importância para a administração e a transmissão do conhecimento. Por meio da análise de documentos históricos, mapas e artefatos arqueológicos, os alunos discutirão como esses elementos contribuíram para o surgimento das primeiras formas de governo, direito e economia baseada no excedente agrícola e no comércio. A atividade busca desenvolver a capacidade de interpretar fontes históricas, comparar diferentes formas de organização social e compreender as relações entre o espaço geográfico e o desenvolvimento humano. A proposta articula-se aos códigos (EM13CHS101), (EM13CHS102), (EM13CHS103), (EM13CHS202) e (EM13CHS204), que orientam a análise de fontes, a contextualização de processos históricos e a avaliação crítica das transformações sociais e políticas ocorridas na Antiguidade.