2ª Série do Ensino Médio

Turmas 221, 222

Bem-vindo!

Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!

Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.

Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…

Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆

Aula 1

Avaliação Diagnóstica – Transição da Idade Média para a Idade Moderna e os Impactos na Qualidade de Vida: No ano passado, estudamos sobre a Idade Média e o processo de conquista da América pelos europeus. Agora, começamos o ano com o desafio de compreender a transição da Idade Média para a Idade Moderna e como essas mudanças influenciaram a organização do trabalho, a vida nas cidades, as práticas de saúde e as condições gerais de qualidade de vida. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse processo histórico e suas consequências sociais, políticas, econômicas e culturais. Partindo das concepções espontâneas dos alunos e, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, construiremos o conhecimento científico sobre o surgimento do mundo moderno e seus reflexos no cotidiano das populações. Essa abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS102 e EM13CHS103, que orientam a compreensão das transformações históricas e a análise crítica dos processos sociais, e com o código EM13CNT310, que propõe a análise dos impactos das infraestruturas e serviços na qualidade de vida, permitindo que os estudantes relacionem as mudanças do período com a organização das cidades, as condições sanitárias e o bem-estar social.

Aula 2

Avaliação Diagnóstica – Renascimento e os Impactos na Qualidade de Vida: No ano passado, estudamos sobre a Idade Média e o processo de conquista da América pelos europeus. Agora, começamos o ano com o desafio de compreender o Renascimento Cultural e Científico e como esse movimento de renovação das artes, das ciências e do pensamento influenciou as formas de trabalho, a vida urbana, as práticas de saúde e as condições de qualidade de vida na Europa e além. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse período e suas consequências sociais, políticas, econômicas e culturais. Partindo das concepções espontâneas dos alunos e, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, construiremos o conhecimento científico sobre as mudanças renascentistas e seus reflexos no cotidiano das populações. Essa abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS102 e EM13CHS103, que orientam a compreensão das transformações históricas e a análise crítica dos processos sociais, e com o código EM13CNT310, que propõe a análise dos impactos das inovações científicas e das mudanças urbanas na qualidade de vida, permitindo que os estudantes relacionem o florescimento cultural e científico do Renascimento com o desenvolvimento das cidades, as melhorias sanitárias e as novas concepções sobre corpo e saúde.

Aula 3

A Mulher no Renascimento: Arte, Sociedade e Qualidade de Vida

A aula aborda a participação feminina no Renascimento, destacando as artistas Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana, e as condições sociais que limitaram a atuação das mulheres no campo artístico e intelectual. Serão discutidos os impactos das transformações culturais, científicas e sanitárias do período na qualidade de vida e no reconhecimento das mulheres na sociedade renascentista. A análise das obras dessas artistas permitirá refletir sobre os critérios de valorização artística e a construção das narrativas históricas. Além disso, serão exploradas as relações entre ciência, medicina e higiene no período, observando como esses avanços influenciaram a vida das mulheres. A abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS104 e EM13CHS201, que tratam da análise crítica das desigualdades sociais e da representação histórica, e EM13CNT310 e EM13CNT206, que permitem discutir os impactos das inovações científicas e das mudanças nas condições de saúde.

Aula 4

Política na Idade Moderna: Maquiavel, a Formação dos Estados e O Leviatã

A aula explora as transformações políticas na Idade Moderna, analisando a fragmentação da Itália renascentista e o pensamento de Nicolau Maquiavel em O Príncipe, bem como a consolidação dos Estados modernos e a teoria política de Thomas Hobbes em O Leviatã. Serão discutidos os desafios enfrentados pelos governantes no contexto do Renascimento, a centralização do poder e a formação das monarquias absolutistas, destacando a influência do pensamento político moderno na estruturação dos Estados. A atividade propõe a análise comparativa entre as ideias maquiavélicas sobre poder e pragmatismo e a concepção hobbesiana do Estado como garantia da ordem social. A abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS104 e EM13CHS201, que incentivam a análise das transformações políticas e das relações de poder ao longo da história, e EM13CNT310, ao relacionar o fortalecimento do Estado com impactos nas condições de vida e na organização social.

Aula 5

Laboratório de História e Jogos: Letramento Lúdico e Análise Histórica

A proposta do Laboratório de História e Jogos insere a prática de jogos de tabuleiro com contexto histórico como ferramenta de construção do pensamento crítico e compreensão dos processos históricos, aplicando o conceito de Letramento Lúdico. Inicialmente, serão utilizados jogos como War, Arena Gladiador e Prehistorias, permitindo que os estudantes analisem disputas territoriais, estratégias militares e formas de organização social em diferentes períodos históricos. Em um segundo momento, jogos mais complexos como Catan, Carcassonne, Civilization e History of the World possibilitarão o aprofundamento sobre desenvolvimento urbano, economia, formação de Estados e relações de poder. A experiência lúdica será articulada à análise de fontes e debates, conectando-se aos códigos EM13CHS101 e EM13CHS103, que orientam a compreensão das transformações históricas e a construção de narrativas críticas, EM13CHS201, ao incentivar a análise dos processos de formação dos Estados e sociedades, e EM13CNT310, ao permitir a reflexão sobre o impacto das transformações históricas na qualidade de vida das populações. Dessa forma, o laboratório promove um aprendizado interdisciplinar, dinâmico e significativo, estimulando a autonomia e a reflexão crítica dos estudantes por meio do jogo.