9º ano do Ensino Fundamental

Turmas 91, 92, 93 e 94

Bem-vindo!

Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!

Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.

Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…

Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆

Aula 1

Avaliação Diagnóstica – Da Queda da Monarquia à Primeira República: Ano passado, nós terminamos nosso ano letivo a partir da leitura da HQ As Barbas do Imperador. Agora, nós vamos focar noutra, a HQ Triste República, da mesma autora e do mesmo ilustrador da anterior. O que temos de diferente é o nosso tema histórico: a Primeira República. Nesta aula, eu inicio nosso tema, relembrando os motivos para a Queda da Monarquia. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o processo de transição do Império para a República no Brasil, identificando suas concepções espontâneas sobre as mudanças políticas, sociais e econômicas que marcaram esse período, para, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, conduzi-los à apropriação crítica do conhecimento histórico sistematizado. 

Aula 2

Da República da Espada à República Oligárquica: Nesta aula, nós vamos analisar a política e a Economia durante a Primeira República. Dando ênfase a políticas como a do Encilhamento, a constituição de excluía as mulheres, a Política dos Governadores e a Política do Café com Leite.

Aula 3

Questões sobre a Primeira República: A partir da leitura do Livro didático (páginas 39-56), nós vamos analisar os principais eventos da Primeira República, desde as configurações do poder constituído pelos militares e posteriormente pelas oligarquias até as diversas formas de resistência do período.

1 – Eu abordei nas primeiras aulas a Proclamação da República, que foi um movimento liderado pelo exército que a partir de um golpe, proclama uma república exilando o imperador d.Pedro II e sua família. Agora, me responda, a partir da leitura dos textos nas páginas 39 e 40, como podemos caracterizar este período, ou seja, o que de mais relevante aconteceu nestes governos militares?

2 – A chegada dos governos civis na república brasileira começa em 1894 com a eleição de Prudente de Morais. A partir daí nós temos os famosos arranjos políticos, a partir da política dos governadores e política do café com leite. Mas esses arranjos destinavam-se também a população que votava.Quem votava naquele tempo e como o poder dos coronéis (lideranças locais) afetava as votações?

3 – Diferente do que percebemos atualmente, durante a Primeira
República, o povo resistiu de maneiras e contextos distintos. O abuso das
oligarquias promovera diversos movimentos no campo e na cidade. Logo no início da República, ainda sob o governo dos militares, nós já tínhamos movimentos de resistência no campo. Pensando nas Guerra de Canudos e do Contestado, fale sobre os elementos em comum nestes dois conflitos e seus principais aspectos históricos.

4 – Se durante o segundo reinado a expressão – o café é o
negro e o negro é o café – exemplificava uma economia dependente da escravidão negra e da produção do café, na primeira república a dependência econômica com relação a economia do café continuava, e o negro, este era excluído violentamente da sociedade. E sobre isso, relacione o café com o início da industrialização no Brasil e aborde a resistência negra a partir da imprensa.

5 – Ano passado nós abordamos a Revolução Industrial e seus
aspectos humanos, como a exploração da mão de obra e o processo de urbanização. Agora, com a chegada da Indústria na região de São Paulo, essas condições se repetiram no Brasil? Fale sobre o assunto a partir da leitura das páginas 50 e 51.

6 – Falando em cidades, nós tivemos uma profunda transformação urbana na capital do Brasil, então a cidade do Rio de Janeiro logo no início do século XX. Além de excluírem a população mais pobre do centro, o governo criou uma política de sanitização que sofrera muita resistência. Como foi essa política de sanitização e como o povo reagiu?

7 – Voltando as revoltas, me fale sobre as revoltas militares, isso mesmo. É difícil acreditar que uma república originada de um golpe militar iria ser combatida pelos mesmos, porém é importante lembrar que enquanto o alto oficialato vivia do bônus, os militares de baixa patente enfrentavam o ônus. Desta forma, explique estes movimentos

a) Revolta da Chibata

b) Revolta dos 18 do Forte

c) Coluna Prestes

Aula 4

Aula expositiva e atividade avaliativa: o game Árida e a Seca no Nordeste.

Análise das Revoltas sociais no Brasil durante a Primeira República, começando pela Revolta de Canudos a partir da exposição do conflito em slides.