2ª Série do Ensino Médio

Turmas 221, 222

Bem-vindo!

Ih, não acredito! Você será meu aluno! Tadinho… O professor é malvado, vive dando trabalho e incomodando na sala. Mas tudo bem, estamos aqui para estudar, né? Então me aguente só um pouquinho, por favor!

Esta será nossa plataforma de apoio à aprendizagem, baseada na pedagogia histórico-crítica, com a perspectiva de que o estudante é um agente transformador do seu meio.

Ao lado, deixo minhas redes sociais. Eu NÃO COSTUMO usar Instagram nem Facebook, então, se ficar no vácuo, não fique triste! Mas, na sala de aula, eu costumo dar bastante atenção, então não tenha vergonha…

Ah, se quiser, pode dar uma olhada no meu canal do YouTube. Ele é ultra revolucionário (mentira). 😆

Aula 1

Avaliação Diagnóstica – Transição da Idade Média para a Idade Moderna e os Impactos na Qualidade de Vida: No ano passado, estudamos sobre a Idade Média e o processo de conquista da América pelos europeus. Agora, começamos o ano com o desafio de compreender a transição da Idade Média para a Idade Moderna e como essas mudanças influenciaram a organização do trabalho, a vida nas cidades, as práticas de saúde e as condições gerais de qualidade de vida. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse processo histórico e suas consequências sociais, políticas, econômicas e culturais. Partindo das concepções espontâneas dos alunos e, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, construiremos o conhecimento científico sobre o surgimento do mundo moderno e seus reflexos no cotidiano das populações. Essa abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS102 e EM13CHS103, que orientam a compreensão das transformações históricas e a análise crítica dos processos sociais, e com o código EM13CNT310, que propõe a análise dos impactos das infraestruturas e serviços na qualidade de vida, permitindo que os estudantes relacionem as mudanças do período com a organização das cidades, as condições sanitárias e o bem-estar social.

Aula 2

Avaliação Diagnóstica – Renascimento e os Impactos na Qualidade de Vida: No ano passado, estudamos sobre a Idade Média e o processo de conquista da América pelos europeus. Agora, começamos o ano com o desafio de compreender o Renascimento Cultural e Científico e como esse movimento de renovação das artes, das ciências e do pensamento influenciou as formas de trabalho, a vida urbana, as práticas de saúde e as condições de qualidade de vida na Europa e além. A atividade tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse período e suas consequências sociais, políticas, econômicas e culturais. Partindo das concepções espontâneas dos alunos e, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica, construiremos o conhecimento científico sobre as mudanças renascentistas e seus reflexos no cotidiano das populações. Essa abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS102 e EM13CHS103, que orientam a compreensão das transformações históricas e a análise crítica dos processos sociais, e com o código EM13CNT310, que propõe a análise dos impactos das inovações científicas e das mudanças urbanas na qualidade de vida, permitindo que os estudantes relacionem o florescimento cultural e científico do Renascimento com o desenvolvimento das cidades, as melhorias sanitárias e as novas concepções sobre corpo e saúde.

Aula 3

A Mulher no Renascimento: Arte, Sociedade e Qualidade de Vida

A aula aborda a participação feminina no Renascimento, destacando as artistas Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana, e as condições sociais que limitaram a atuação das mulheres no campo artístico e intelectual. Serão discutidos os impactos das transformações culturais, científicas e sanitárias do período na qualidade de vida e no reconhecimento das mulheres na sociedade renascentista. A análise das obras dessas artistas permitirá refletir sobre os critérios de valorização artística e a construção das narrativas históricas. Além disso, serão exploradas as relações entre ciência, medicina e higiene no período, observando como esses avanços influenciaram a vida das mulheres. A abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS104 e EM13CHS201, que tratam da análise crítica das desigualdades sociais e da representação histórica, e EM13CNT310 e EM13CNT206, que permitem discutir os impactos das inovações científicas e das mudanças nas condições de saúde.

Aula 4

Política na Idade Moderna: Maquiavel, a Formação dos Estados e O Leviatã

A aula explora as transformações políticas na Idade Moderna, analisando a fragmentação da Itália renascentista e o pensamento de Nicolau Maquiavel em O Príncipe, bem como a consolidação dos Estados modernos e a teoria política de Thomas Hobbes em O Leviatã. Serão discutidos os desafios enfrentados pelos governantes no contexto do Renascimento, a centralização do poder e a formação das monarquias absolutistas, destacando a influência do pensamento político moderno na estruturação dos Estados. A atividade propõe a análise comparativa entre as ideias maquiavélicas sobre poder e pragmatismo e a concepção hobbesiana do Estado como garantia da ordem social. A abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS104 e EM13CHS201, que incentivam a análise das transformações políticas e das relações de poder ao longo da história, e EM13CNT310, ao relacionar o fortalecimento do Estado com impactos nas condições de vida e na organização social.

Aula 5

Laboratório de História e Jogos: Letramento Lúdico e Análise Histórica

A proposta do Laboratório de História e Jogos insere a prática de jogos de tabuleiro com contexto histórico como ferramenta de construção do pensamento crítico e compreensão dos processos históricos, aplicando o conceito de Letramento Lúdico. Inicialmente, serão utilizados jogos como War, Arena Gladiador e Prehistorias, permitindo que os estudantes analisem disputas territoriais, estratégias militares e formas de organização social em diferentes períodos históricos. Em um segundo momento, jogos mais complexos como Catan, Carcassonne, Civilization e History of the World possibilitarão o aprofundamento sobre desenvolvimento urbano, economia, formação de Estados e relações de poder. A experiência lúdica será articulada à análise de fontes e debates, conectando-se aos códigos EM13CHS101 e EM13CHS103, que orientam a compreensão das transformações históricas e a construção de narrativas críticas, EM13CHS201, ao incentivar a análise dos processos de formação dos Estados e sociedades, e EM13CNT310, ao permitir a reflexão sobre o impacto das transformações históricas na qualidade de vida das populações. Dessa forma, o laboratório promove um aprendizado interdisciplinar, dinâmico e significativo, estimulando a autonomia e a reflexão crítica dos estudantes por meio do jogo.

Aula 6

A Reforma Religiosa: Rupturas e Transformações na Idade Moderna

A aula abordará a Reforma Religiosa no contexto da transição da Idade Média para a Idade Moderna, explorando as críticas de Martinho Lutero à Igreja Católica, o impacto das 95 Teses e as mudanças sociais e políticas resultantes. A partir do jogo Pentiment, será analisada a influência da Igreja na sociedade, a organização monástica baseada na Regra de São Bento e o descontentamento popular com a autoridade religiosa. Os estudantes refletirão sobre a relação entre as novas ideias reformistas e as transformações no pensamento europeu, conectando a crise da Igreja ao fortalecimento dos Estados modernos. A atividade dialoga com os códigos EM13CHS101 e EM13CHS103, ao incentivar a análise crítica das transformações históricas e suas representações, EM13CHS201, ao estimular o estudo das relações de poder e das mudanças religiosas, e EM13CNT309, que permite relacionar as mudanças culturais e políticas aos impactos na organização da sociedade e na qualidade de vida.

Aula 7

ATIVIDADE AVALIATIVA: PENTIMENT E A REFORMA RELIGIOSA

A aula abordará a Reforma Religiosa no contexto da transição da Idade Média para a Idade Moderna, explorando as críticas de Martinho Lutero à Igreja Católica, o impacto das 95 Teses e as mudanças sociais e políticas resultantes. A partir do jogo Pentiment, será analisada a influência da Igreja na sociedade, a organização monástica baseada na Regra de São Bento e o descontentamento popular com a autoridade religiosa. Os estudantes refletirão sobre a relação entre as novas ideias reformistas e as transformações no pensamento europeu, conectando a crise da Igreja ao fortalecimento dos Estados modernos. A atividade dialoga com os códigos EM13CHS101 e EM13CHS103, ao incentivar a análise crítica das transformações históricas e suas representações, EM13CHS201, ao estimular o estudo das relações de poder e das mudanças religiosas, e EM13CNT309, que permite relacionar as mudanças culturais e políticas aos impactos na organização da sociedade e na qualidade de vida.

Aula 8

Iluminismo: Razão, Ciência e Transformações Sociais na Idade Moderna

A aula tem como objetivo apresentar o Iluminismo como movimento intelectual e cultural do século XVIII, destacando sua relação com a ascensão da razão, da ciência e da crítica às estruturas de poder tradicionais. A partir da análise de pensadores como Voltaire, Rousseau, Montesquieu e Diderot, os estudantes compreenderão como as ideias iluministas questionaram a autoridade absolutista, o poder da Igreja e os privilégios aristocráticos, defendendo a liberdade, a igualdade e o conhecimento como fundamentos de uma nova sociedade. A abordagem considera os impactos dessas ideias na organização social, na formação dos Estados modernos e nas lutas por direitos civis. Essa atividade dialoga com os códigos EM13CHS101 e EM13CHS104, ao promover a análise crítica das transformações políticas e sociais, EM13CHS201, ao incentivar a interpretação de discursos e representações históricas, e EM13CNT309, ao permitir discutir os efeitos do avanço científico e racionalista na qualidade de vida e na organização das sociedades modernas.

Aula 9

O Patriota: Narrativas sobre a Independência dos EUA e a Construção da História

A aula propõe a análise crítica do filme O Patriota (2000), relacionando sua narrativa cinematográfica aos processos históricos da Guerra de Independência dos Estados Unidos, com destaque para os elementos ideológicos presentes na representação dos personagens, dos conflitos e da construção da identidade nacional. A atividade busca desenvolver o pensamento histórico a partir da comparação entre os acontecimentos retratados no filme e os registros históricos, problematizando a ausência de certos grupos sociais, como indígenas e escravizados, e a romantização da figura do herói revolucionário. A abordagem dialoga com os códigos EM13CHS101 e EM13CHS104, ao incentivar a análise crítica das fontes e representações históricas, EM13CHS201, ao tratar da interpretação de discursos sobre liberdade e nação, e EM13CNT310, ao discutir como os processos revolucionários e seus impactos sociais influenciaram a organização da vida e a busca por direitos nas sociedades modernas.

Como assitir ao filme O Patriota

Acesse pelo Onedrive (é gratuíto)

Pelo youtube (qualidade podre)

Pelo Amazon Prime (assinatura)

Aula 10

Revolução Industrial e Qualidade de Vida: Trabalho, Técnica e Transformações Urbanas

Esta aula propõe uma análise da Revolução Industrial em sua primeira fase, com foco nas transformações técnicas, sociais e ambientais provocadas pelo novo modo de produção maquinofaturado. Os estudantes serão levados a compreender o pioneirismo inglês, o desenvolvimento do motor a vapor e sua aplicação nas fábricas, bem como os impactos disso sobre o trabalho, a urbanização e a vida cotidiana das populações. A partir da leitura e discussão crítica do texto-base, será possível refletir sobre o processo de cercamento das terras, a migração para as cidades, a divisão do trabalho nas fábricas, o aumento da exploração da mão de obra (incluindo mulheres e crianças) e os efeitos sanitários e ambientais da industrialização. A aula dialoga com os códigos EM13CHS101, EM13CHS103 e EM13CHS201, ao promover a análise crítica dos processos históricos, sociais e econômicos, e com EM13CNT310, ao relacionar os impactos do crescimento industrial à qualidade de vida, saúde e organização dos espaços urbanos.

Aula: 11

A aula aborda a Revolução Francesa como um processo histórico de profunda ruptura com o Antigo Regime, evidenciando o esgotamento da sociedade estamental, a crise econômica agravada pelas guerras e pelas más colheitas, e a emergência de uma nova ordem social baseada nas ideias iluministas. A partir da análise das fases da Revolução — da convocação dos Estados Gerais à queda do Diretório — os estudantes compreenderão o papel das classes sociais, os conflitos entre burguesia e camadas populares, o surgimento de novos conceitos políticos como os de direita e esquerda, e os limites da radicalização jacobina. Também serão discutidos os impactos da Revolução na vida cotidiana, como a fome, a repressão e a exclusão de grupos como as mulheres e os sans-culottes, relacionando o processo à luta por direitos e à reorganização do poder político na França. A aula está articulada aos códigos EM13CHS101, EM13CHS103 e EM13CHS201, ao promover a leitura crítica das fontes e das contradições sociais e políticas envolvidas, e ao código EM13CNT310, permitindo refletir sobre os efeitos das transformações políticas e econômicas na qualidade de vida da população durante e após o processo revolucionário.

 
 

Aula: 12

Nesta aula, os estudantes deverão compreender os principais aspectos do período napoleônico a partir da leitura crítica do texto “Napoleão Bonaparte: da ascensão à queda (1796–1815)”, analisando suas relações com os desdobramentos da Revolução Francesa, as guerras de expansão, as reformas internas e o impacto de sua figura na política europeia. A atividade será conduzida por meio de uma discussão guiada e organizada em torno de três eixos: (1) a ascensão política e militar de Napoleão em meio à crise do Diretório e seu papel como herdeiro e traidor da Revolução; (2) as reformas sociais e administrativas realizadas durante o Consulado e o Império; (3) os conflitos com as coalizões europeias, a imposição do Bloqueio Continental e os motivos de sua queda definitiva. O objetivo é compreender Napoleão não como um herói ou vilão isolado, mas como expressão das contradições do período revolucionário e da consolidação da burguesia no poder. A aula se articula com os códigos EM13CHS101, EM13CHS103 e EM13CHS201, ao promover a análise crítica das transformações sociais e políticas na modernidade, e ao código EM13CNT310, que permite refletir sobre os impactos dessas transformações na vida da população europeia e nas estruturas sociais da época.

 
 

Estimular a compreensão crítica sobre o período napoleônico por meio de uma atividade lúdica e interativa é o foco desta proposta, que articula quadros históricos, cenas de filmes e trechos musicais como disparadores para a construção do conhecimento. Os estudantes participarão de um quiz entre turmas, revisando conteúdos sobre a ascensão de Napoleão, o Consulado, o Império, as reformas internas, os conflitos com as coalizões europeias e sua queda definitiva, relacionando esses eventos com suas representações culturais. A atividade permite tensionar o conteúdo histórico com as imagens e narrativas que o representam, fortalecendo o letramento visual e histórico. Essa abordagem está vinculada aos códigos EM13CHS101, EM13CHS103 e EM13CHS201, ao promover a análise das transformações políticas e sociais da modernidade e a leitura crítica das representações históricas, além do código EM13CNT310, que permite refletir sobre os impactos das guerras e reformas napoleônicas nas condições de vida da população europeia.

Você vai receber uma folha em aula ou acessará estes materiais e poderá escrever no caderno os seguintes tópicos: 

Origem e formação de Napoleão (infância, estudos, Revolução Francesa).

Campanhas militares (Itália, Egito, Marengo, Austerlitz, Wagram, Rússia, Waterloo).

Do Consulado ao Império (18 de Brumário, reformas, plebiscito de 1804).

Principais medidas internas (Código Civil, padronizações, Conselho de Estado, censura).

Derrotas e queda (bloqueio continental, Rússia, exílio em Elba e Santa Helena).

Consequências (Congresso de Viena, Santa Aliança, retorno dos Bourbons).

  • O nosso jogo começará na sexta-feira 22/08