O aluno é entendido como um ser histórico, inacabado e inserido em uma realidade material que não escolheu. Ele é influenciado pelas condições sociais e econômicas ao seu redor, mas possui a capacidade de transformar sua realidade através da reflexão crítica e da ação. O aluno, como ser social, recebe e repassa as condições de vida, sendo um agente potencial de mudança em seu meio.
Para nós, os estudantes possuem um potencial TRANSFORMADOR do seu meio.
A perspectiva pedagógica do Laboratório de História e Jogos (LHJ) se inspira na pedagogia libertadora de Paulo Freire e na pedagogia histórico-crítica de Saviani. Ela considera a educação como um processo de conscientização crítica, no qual o aluno é protagonista e reflexivo sobre sua realidade. A prática pedagógica deve promover a ação e a reflexão, permitindo que os alunos compreendam e transformem o mundo ao seu redor de maneira consciente e crítica.
O eixo pedagógico é fundamental para o LHJ, pois ele orienta a prática de ensino de forma a estimular a conscientização dos alunos sobre sua condição histórica e social. Ao focar na problematização e reflexão, o LHJ promove uma abordagem que vai além da simples transmissão de conhecimento, permitindo que os alunos questionem e ajam sobre as questões que os afetam. Isso garante que a educação se torne um espaço de resistência e emancipação, alinhado com as necessidades e realidades de cada estudante.