A HQ A Triste República, de Lilian Schwartz, apresenta uma leitura crítica da Primeira República a partir da obra de Lima Barreto, um dos mais importantes escritores brasileiros do período. Por meio da linguagem dos quadrinhos, a narrativa explora as contradições do Brasil republicano, evidenciando a desigualdade, o racismo estrutural e a exclusão política que marcaram a época. Inspirada na visão ácida e contestadora de Lima Barreto, a obra questiona o projeto elitista da República e suas promessas não cumpridas, tornando-se um excelente material para refletir sobre o período e suas repercussões na sociedade brasileira atual.
Aqui, eu sugiro uma atividade introduzindo Lima Barreto a partir da leitura do conto – A Nova Califórnia e da prática do jogo e/ou acompanhamento das Gameplays. Este projeto tem como intenção mostrar a literatura crítica de Lima Barreto e a prática dos jogos como objeto de compreensão histórica, neste caso, a partir do ensino de História em consonância com a Literatura.
Apresento a partir do uso dos Slides, a Primeira República nos seus primeiros momentos, como no quadrinho, adaptando o primeiro capítulo, mostrando que Lima Barreto fazia aniversário no advento da Lei Áurea. Esta apresentação de slides mescla elementos do quadrinho e complementação histórica, com outras abordagens a partir das imagens do período e outros materiais, como a música da banda Armahda – Last Farewell. Aqui, você pode utilizar a HQ como única fonte histórica (visto que é um material bem completo e atualizado) ou permitir o incremento de mais fontes (desde que sejam confiáveis). A ideia é que os alunos tragam para a turma os elementos da sua leitura em grupo ou individual, recheando com outras imagens e/ou fontes sobre determinado período. Deixo o acesso a HQ e aos slides iniciais.
Em sala de aula será debatido os integrantes dos grupos, as combinações sobre as apresentações e as formatações permitidas pelos slides, no meu caso, sempre sugiro pouquíssimo texto e muita imagem. Acredito que 4 componentes por grupo é um número razoável, mas dependendo da turma, este número pode ser modificado. As apresentações devem seguir a ordem de leitura da HQ, porém, não se preocupe caso haja algum imprevisto, os capítulos não exigem uma leitura prévia para a compreensão, ou seja, o grupo que ficar com o último capítulo não precisará ler toda a HQ. Abaixo, deixo os links para organização dos grupos, seus integrantes e também para anexarem os links das apresentações.
*Caros professores, vocês podem duplicar as planilhas, caso queiram utilizar em sala de aula. Deixarei um link para utilização de vocês.