Por João Henrique Couto Scotto

A NOVA CALIFÓRNIA

Uma introdução a Lima Barreto e a Primeira República

A Nova Califórnia, Lima Barreto e a Primeira República

O conto “Nova Califórnia” foi publicado pelo escritor Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto, na Revista Americana em março de 1911, embora tenha sido concluído em 10 de novembro de 1910. Não pretendo resumir a vida e a obra do autor neste espaço; aliás, é por meio da HQ Triste República que podemos compreender a trajetória de Lima Barreto e a História do Brasil durante a Primeira República.

Neste espaço, utilizaremos o conto como uma sugestão de atividade, levando em consideração tanto a leitura da obra quanto a gameplay do jogo A Nova Califórnia, produzido pela Gamearte. Assim, apresentarei algumas sugestões e disponibilizarei links para download abaixo, a partir dos quais conduzirei a proposta de atividade sobre o tema.

Ebook kindle gratuito da obra. Diversos contos vem junto, salvo engano A Nova Califórnia é o segundo conto.
O Jogo está disponível na Steam ao custo de 25 reais. Ele vai rodar em qualquer computador, é bem levinho... aproveite!
A história em quadrinhos desenvolvida por Lilian Schwarcz e João Spacca aborda a vida de Lima Barreto e suas críticas à República brasileira.

Atividade

Lembro que aqui no História e Jogos, nós apenas sugerimos exemplos de atividades relacionadas à História, sem a pretensão de impor um caminho único. Você, professora ou professor, pode adaptar, modificar ou criticar a atividade da forma que achar melhor. Meu objetivo é apenas compartilhar sugestões que possam servir de inspiração.

Bom, terminado o “drama”, gostaria que você, estudante, realizasse a leitura do conto “A Nova Califórnia” , mas isso pode acontecer antes ou depois de jogar a gameplay inspirada na obra. A HQ Triste República poderá ser lida após essa atividade, caso você queira se aprofundar ou caso eu resolva “obrigar” em uma atividade futura (kkk).

Chega de choro, vamos para a prática!

ATO I

A Chegada de um homem misterioso numa pequena cidade (fictícia) chamada Tubiacanga, que tinha por volta de 3-4 mil habitantes, mexeria com o imaginário local. Quem seria o novo chegado? Todos perguntavam, mas um boticário (farmacêutico) chamado Bastos sabia e para todos contou, seria o homem misterioso um químico internacional!
1 – Eu pedi para o Chatgpt fazer a seguinte comparação. 
Ao ler o conto você percebeu que o homem misterioso se chamava Raimundo Flamel. Compare no jogo e na obra, a forma como se descobre sobre Flamel.

E a resposta recebida (resumidamente) foi esta: 

No conto “A Nova Califórnia”, o nome Raimundo Flamel é revelado diretamente quando ele se apresenta aos moradores de Tubiacanga e sua fama se espalha através de conversas na cidade. Já no jogo A Nova Califórnia, a descoberta acontece de forma mais interativa, exigindo que o jogador explore o ambiente, converse com personagens e encontre pistas em documentos e objetos para revelar sua identidade. Enquanto no conto a informação é entregue de forma narrativa, no jogo ela depende da investigação ativa do jogador.

Agora, observando a obra e a gameplay, corrija a “IA”, e aborde exatamente como o Raimundo Flamel é descoberto na obra e no jogo.

2 – No início do conto, os personagens são apresentados de forma gradual, com descrições que revelam suas características e papéis na história. Compare essas apresentações com as que você encontrou no jogo. Os personagens principais mantêm as mesmas características? Há diferenças na forma como são introduzidos e no modo como suas personalidades são desenvolvidas? Comente sobre as semelhanças e diferenças de alguns personagens entre conto e jogo.

ex:
Raimundo Flamel: apesar do ar misterioso presente tanto no conto quanto no jogo, a passagem do conto que mostrarei a seguir, demonstra que havia uma certa simpatia envolta no personagem:

E tocava muito o coração daquela gente a profunda simpatia com que ele tratava as crianças, a maneira pela qual as contemplava, parecendo apiedar-se de que elas tivessem nascido para sofrer e morrer. Lima Barreto (Locais do Kindle 174-175).

Durante a prática do jogo, não percebi Flamel como um personagem simpático, sua relação com os outros moradores não aparece e o mesmo possuí uma relação baseada num mistério e afastamento.

3 – Dentro do conto de Lima Barreto, nós podemos observar uma resistência a questão racial que assolava (e ainda assola) a sociedade brasileira e também as dificuldades que a pobreza impunha a maioria da sociedade brasileira. No caminhar de Flamel pela cidade, nós temos esta observação feita no conto:

Na verdade, era de ver-se, sob a doçura suave da tarde, a bondade de Messias com que ele afagava aquelas crianças pretas, tão lisas de pele e tão tristes de modos, mergulhadas no seu cativeiro moral, e também as brancas, de pele baça, gretada e áspera, vivendo amparadas na necessária caquexia dos trópicos. Lima Barreto (Locais do Kindle 175-177).

Aqui nós percebemos uma crítica ao racismo da época, onde as populações negras ainda eram tratadas como inferiores, mas também temos uma crítica a pobreza e as péssimas condições existentes na sociedade, que também assolava a população branca. Falando na questão racial e social, você percebeu essas mesmas críticas durante o jogo? Comente.

ATO II

O conto continua com uma visita inesperada, Flamel visita o boticário Bastos! O assunto era um segredo importante, e meio que inacreditável – Flamel afirmou que sabia fazer ossos humanos se transformarem em ouro!! E assim continuamos […]

4 – Quais aproximações entre a obra original e o jogo você identificou durante a leitura e a experiência de gameplay? Em quais momentos você percebeu uma adaptação bem-sucedida da obra para o jogo? Fale sobre as cenas que você melhor percebe essas aproximações.

ATO III

Não esqueçamos, o conto é sobre GANÂNCIA! E o aumento do roubo das ossadas começa a preocupar os moradores da pequena Tubiacanga. O desfecho eu não vou contar, afinal, você tem o conto e a gameplay, então, sem spoilers!

5 – A ganância é o centro da obra de Lima Barreto. Basicamente buscar as ossadas para fazer ouro é um rompimento da moralidade bem poderoso e isso ele deixa bem esclarecido na sua obra. O jogo retrata a ganância através de uma linguagem mais dinâmica, mantendo o sarcasmo, só que através de uma linguagem mais atual. 

Por fim, fale sobre como a ganância é mostrada em toda a obra, dê exemplos de cenas (tanto faz se for do conto ou da gameplay) que demonstram esse elemento central na crítica de Lima Barreto. E, não esqueça de me dizer quem é o único que não demonstra ganância, e como essa cena é retratada no Conto e no Game.

Bibliografia

BARRETO, Afonso Henriques de Lima. A Nova Califórnia. Edição do Kindle. Localização 251.

GAME ARTE. A Nova Califórnia. [S.l.]: Game Arte, [s.d.]. Jogo eletrônico (PC – Steam). Disponível em: https://store.steampowered.com/app/2194600/A_Nova_Calif%C3%B3rnia/. Acesso em: 17 jan. 2025

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