O LABORATÓRIO

O que é o Laboratório de História e Jogos?

Vou ser bem direto, e esta parte é destinada especialmente às professoras e aos professores.

O Laboratório de História e Jogos é um lugar-conceito, que busca promover espaços e possibilidades para a aprendizagem e pesquisa da História a partir da prática e ou vivência com jogos de mercado de contexto histórico. 

Primeiro, vamos criar os espaços.

Vamos lembrar que o jogo precisa de espaços e tempos delimitados para existir. Claro, a proposta de LHJ não obriga a prática de jogos na escola, mas, caso queiramos aplicá-la, posso deixar algumas sugestões com base na minha experiência.

Os espaços são construídos a partir da realidade escolar de cada um. Ainda assim, podemos adotar estratégias comuns, como combinar com as turmas ao lado para evitar interferências na prática, organizar os grupos de forma que um não atrapalhe (ou invada) o espaço do outro e utilizar toalhas verdes (eu comprei alguns metros de tecido Oxford, e recomendo!). Se houver outros espaços disponíveis na escola, como bibliotecas e laboratórios de informática, eles também podem ser muito interessantes para essa prática.

Depois, definimos a nossa ação pedagógica

Após definir os espaços (lembrando que o espaço digital pode ser o nosso site), partimos para a ação: como utilizar o jogo? Conforme verificamos em nossa proposta, ele pode ser empregado de forma positiva por meio dos usos e reusos (no campo Construa temos algumas experiências disponíveis) ou como objeto de estudo, no qual uma análise crítica será elaborada a partir dessa prática. Nesse caso, podem ser desenvolvidas ações como a formulação de problemas e outras abordagens baseadas na metodologia da História.

A seguir, apresento duas experiências distintas para exemplificar essas possibilidades. A primeira, que chamarei de Aprendizagem Significativa, demonstra como a criação do jogo ou uma prática direcionada pode transformar a experiência lúdica em um processo de aprendizagem. Já no segundo exemplo, trarei uma abordagem de Ação Crítico-Reflexiva, na qual um jogo de mercado é utilizado como objeto de estudo, permitindo uma análise crítica de seus elementos e implicações.

E agora, vamos divulgar?

Os resultados práticos do Laboratório de História e Jogos frequentemente demonstram sua eficácia no desenvolvimento de um conhecimento, no mínimo, reflexivo. No entanto, é possível ampliar esses resultados, promovendo-os por meio de publicações, organizando feiras e incentivando a participação dos trabalhos dos estudantes em eventos científicos promovidos pelas escolas. Essas ações são fundamentais para uma proposta que busca a emancipação, pois permitem a expansão da produção intelectual das alunas e dos alunos jogadores/pesquisadores.

Vale destacar que o site não será uma ferramenta de uso exclusivo deste professor. Você pode entrar em contato comigo por meio das redes sociais disponíveis e participar deste projeto, seja publicando suas experiências ou contribuindo com sugestões e dicas para a plataforma.

UMA BOA EXPERIÊNCIA PARA VOCÊ!